Agência France-Presse
postado em 21/08/2011 15:26
Trípoli - Os rebeldes procedentes do oeste da Líbia entraram neste domingo (21/8) em Trípoli. Os rebeldes foram aclamados pela multidão ao ritmo de música. Os civis corriam junto ao comboio dos rebeldes, festejando os recém-chegados.[SAIBAMAIS]Violentos confrontos ocorreram perto do Hotel Rixo, onde se encontra hospedada a imprensa estrangeira em Trípoli. Partidários do coronel Muamar Kadafi, armados com kalashnikovs, estavam postados diante do hotel e disparavam na direção leste. O Hotel Rixos viveu durante todo este domingo uma grande agitação depois do lançamento, pelos rebeldes, do ataque à capital líbia. Tiros esporádicos eram ouvidos nas proximidades do hotel, assim como explosões mais à distância.
Os jornalistas estão separando lençóis brancos nos quais escrevem a palavra imprensa para indicar o motivo de sua presença no hotel, e pretendem colocar as faixas improvisadas nos balcões da ala que ocupam.
Também receberam um passe da Organização Internacional para as Migrações (OIM) visando a uma eventual evacuação pelo mar. Uma equipe da OIM que se encontra no hotel pediu uma lista com os nomes dos jornalistas presentes.
Várias estradas da capital foram fechadas pelos rebeldes, e ninguém se aventura a sair por ora. Antes, o dirigente líbio, Muamar Kadafi, assegurou que sairá vitorioso da batalha de Trípoli em uma nova mensagem difundida pela televisão nacional, enquanto os rebeldes lançaram o assalto à capital líbia. Kadafi garantiu que não se renderá nem abandonará Trípoli.
"Não nos renderemos. Não abandonaremos Trípoli para os ocupantes e seus agentes. Estou com vocês nesta batalha", afirmou Kadhafi, assegurando que sairá vitorioso dessa batalha.