postado em 21/08/2011 18:34
Haia - O procurador do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno-Ocampo, confirmou nesta segunda-feira a prisão de Seif al-Islam, um dos filhos do coronel Muamar Kadafi, que tem contra si um mandado de prisão do TPI (TPI) para crimes contra a Humanidade cometidos na Líbia."Recebi informações confidenciais segundo as quais ele foi preso", declarou Moreno-Ocampo à AFP.
"Esperamos que ele possa estar em breve na Haia" para ser julgado, acrescentou o procurador do TPI, indicando que "deve entrar em contato com o governo de transição" líbio durante o dia.
Moreno-Ocampo ressaltou ainda que o Tribunal "está preparado para ajudar os líbios a lidar com seu passado difícil" e para "apoiar o governo de transição" líbio "para que nenhum crime fique impune".
Seif al-Islam é o segundo filho do líder líbio e um porta-voz do regime, já tendo sido apresentado em algumas ocasiões como o sucessor de seu pai.
O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustapha Abdelkhalil, havia afirmado neste domingo que possuía "informações seguras de que Seif al-Islam tinha sido preso".
"Ele está em um local seguro com guarda reforçada, aguardando para ser levado à justiça", disse Abdelkhalil em uma entrevista concedida em Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia, à rede de televisão do Qatar Al-Jazeera.
O TPI emitiu no dia 27 de junho mandados de prisão contra Muamar Kadhafi, seu filho Seif al-Islam e o chefe dos serviços de inteligência líbios, Abdullah al-Senussi.
Os três são suspeitos de crimes contra a Humanidade cometidos na Líbia depois de 15 de fevereiro quando a rebelião eclodiu, sendo duramente reprimida, transformando-se depois em um conflito armado.
O Tribunal tem competência para julgar na Líbia em virtude de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 26 de fevereiro.