Agência France-Presse
postado em 23/08/2011 21:44
BENGHAZI - Os rebeldes líbios apertaram nesta terça-feira o cerco a Sirte, cidade natal e bastião do coronel Muammar Kadhafi, onde líderes tribais negociam a rendição pacífica da cidade.Elementos avançados das forças rebeldes procedentes de Misrata continuam avançando em direção sudeste ao longo da estrada costeira que leva a Sirte, revela o Centro de Comunicação do Conselho Militar da rebelião em Misrata. "Já chegaram à localidade de Al Washka, 137 km ao sul de Misrata", e estão a menos de 100 km a oeste de Sirte, destaca o comunicado. "Os rebeldes estão decididos a prosseguir seu avanço em direção a Sirte para se unir aos combatentes rebeldes procedentes do leste do país".
Na frente oriental, os rebeldes também avançam em direção a Sirte, e já assumiram o controle do porto petroleiro de Ras Lanuf, ficando a menos de 130 km do bastião de Kadhafi.
Uma delegação do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político da rebelião) seguiu nesta terça-feira para a região de Sirte visando negociar uma rendição pacífica da cidade com os chefes tribais, revelou uma fonte do CNT que pediu para não ser identificada.