postado em 24/08/2011 09:04
O terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter que atingiu nesta terça-feira (23/8) a Costa Leste dos Estados Unidos foi sentido por menos de 30 segundos em Washington - tempo suficiente para alterar a rotina da capital norte-americana. Eram cerca das 14 horas quando o chão começou a tremer. Imediatamente, alarmes soaram e prédios foram evacuados.Segundo o governo norte-americano, depois dos tremores de terra, áreas do Pentágono, da Casa Branca e do Congresso foram esvaziados. Muitas pessoas também abandonaram seus escritórios. A maioria tentava completar chamadas telefônicas e comunicar-se com parentes e amigos, mas as redes de telefonia celular ficaram temporariamente fora de operação.
Algumas pessoas relatavam, assustadas, terem sentido o chão e as paredes tremerem. Outras, porém, perguntavam o que havia acontecido e diziam nem ter percebido o terremoto. A mesma cena, de prédios vazios e calçadas repletas, foi observada por toda a capital nos momentos que se seguiram ao tremor.
Há relatos de danos em alguns prédios, entre eles a Catedral Nacional de Washington e a Embaixada do Equador, mas segundo as autoridades não houve feridos. Os que resolveram ir para casa mais cedo enfrentaram dificuldades, pois as atividades do metrô foram prejudicadas, registrando atrasos, as ruas ficaram congestionadas e foi difícil encontrar táxis.
De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto foi o mais forte a atingir a Costa Leste desde 1897. O tremor teve seu epicentro perto da cidade de Mineral, em Virgínia, a cerca de 140 quilômetros a sudoeste de Washington, e foi sentido em vários estados, até mesmo em Toronto, no Canadá.
Dois reatores nucleares localizados próximos ao epicentro foram desativados por precaução. Apesar de não haver registro de feridos ou danos mais graves, o terremoto provocou apreensão entre os americanos e distúrbios em várias cidades. Segundo autoridades, as chamadas para o serviço de emergência (911) registraram pico logo após o tremor, mas depois foram normalizadas.