Agência France-Presse
postado em 24/08/2011 14:19
Nova York - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta quarta-feira às 19h GMT (16h de Brasília) para discutir uma proposta americana para desbloquear os bens líbios congelados, informaram diplomatas.Esses bens foram congelados no dia 26 de fevereiro por uma resolução da ONU que impôs severas sanções a Muamar Kadhafi, sua família e pessoas próximas, em resposta à brutal repressão contra a oposição líbia.
A reunião será realizada em meio à crescente frustração dos Estados Unidos pela oposição da África do Sul ao levantamento das sanções, afirmaram as fontes.
A África do Sul tem bloqueado no comitê de sanções da ONU a flexibilização das medidas adotadas contra o regime líbio.
Os Estados Unidos pediram permissão primeiro à comissão para enviar 1,5 bilhão de dólares em ativos congelados ao governo de transição dos rebeldes líbios no dia 8 de agosto, disse à AFP um diplomata ocidental que falou sob condição de anonimato.
"Agora é urgente. Este dinheiro é necessário para o combustível para os geradores nos hospitais, usinas de dessalinização e outras instalações que podem deixar de funcionar em dias", disse o diplomata.