Agência France-Presse
postado em 30/08/2011 10:11
Joanesburgo - O centro de Joanesburgo foi cenário na manhã desta terça-feira (30/8) de confrontos entre a polícia e simpatizantes de Julius Malema, o presidente da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), que comparece a uma audiência na comissão disciplinar do partido.Centenas de jovens atiraram pedras e garrafas. A polícia respondeu com jatos d;água, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Malema, 30 anos, conhecido pelas declarações radicais, foi convocado por ter prejudicado a reputação do ANC e criado divisão dentro do partido.
Durante toda a noite seus partidários acamparam diante da sede do ANC. Nesta terça, os jovens provocaram os policiais que faziam a segurança do edifício. Ontem, Malema pediu calma aos simpatizantes.
O líder dos jovens é acusado de ter defendido uma mudança de regime em Botsuana e de ter chamado o governo de "fantoche dos americanos".
Malema utiliza um discurso anti-imperialista e anticapitalista no qual defende a nacionalização das minas e a expropriação, sem indenização, dos fazendeiros brancos.
Julgado pela comissão disciplinar ao lado de outros cinco dirigentes da Liga da Juventude, Malema pode até ser expulso do partido. Ano passado ele também foi convocado pela mesma instância depois de ter criticado o presidente Jacob Zuma.