postado em 30/08/2011 10:18
Tóquio - O ex-ministro das Finanças Yoshihiko Noda, defensor de um ajuste orçamentário rigoroso, foi eleito nesta terça-feira (30/8) como primeiro-ministro do Japão no Parlamento e sucede Naoto Kan, que renunciou oficialmente ao cargo.Noda, 54 anos, recebeu 308 dos 475 votos na Câmara dos Deputados, controlada pelo Partido Democrata do Japão (PDJ).
Uma segunda votação acontecerá no Senado, controlado pela oposição conservadora, mas, segundo a Constituição, a palavra final é dos deputados.
Noda foi eleito na segunda-feira presidente do PDJ, partido de centro-esquerda no poder há dois anos. Assim já tinha assegurada a vitória na votação para chefe de Governo.
Kan e seu governo, com índices de popularidade muito baixos, renunciaram de maneira coletiva.
[SAIBAMAIS]O premier era alvo das críticas por sua gestão após o terremoto e tsunami de 11 de março, que deixaram mais de 20.000 mortos ou desaparecidos no nordeste do país e provocaram uma catástrofe nuclear na central de Fukushima.
O novo chefe de Governo terá uma missão difícil. Noda herda um país traumatizado pela maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial, muito endividado e com uma população envelhecida.
Noda afirma buscar o apoio de todo o PDJ e a cooperação da oposição para superar os desafios.
"Estamos em uma situação de urgência nacional: é preciso solucionar o acidente nuclear, garantir a reconstrução e enfrentar uma crise econômica grave", disse.
A terceira maior economia mundial voltou a registrar recessão e a valorização do iene prejudica as exportações.