Mundo

Barack Obama felicita o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda

Agência France-Presse
postado em 30/08/2011 16:40
MINNEAPOLIS - O presidente americano, Barack Obama, felicitou nesta terça-feira (30/8) o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, e defendeu a cooperação para assegurar "estabilidade e prosperidade" na região Ásia-Pacífico.

"Ofereço minhas felicitações pessoais a Yoshihiko Noda por sua eleição como próximo primeiro-ministro do Japão", indicou Obama em uma declaração por escrito divulgada pela Casa Branca.

"Durante o último meio século, a aliança Estados Unidos-Japão serviu como eixo da paz e da segurança na região Ásia-Pacífico e, juntos, podemos assegurar que o próximo meio século goze da mesma estabilidade e prosperidade", acrescentou.

Noda se tornou nesta terça-feira o sexto novo primeiro-ministro do Japão em cinco anos e enfrenta o triplo desafio de reconstruir as áreas devastadas pelo terremoto e pelo tsunami, resolver a crise nuclear em Fukushima e dinamizar a economia.

"A relação entre Estados Unidos e Japão se baseia em interesses comuns e valores comuns, e espero trabalhar com o primeiro-ministro Noda para abordar o amplo leque de temas econômicos e de segurança que requerem nossa atenção", disse Obama.

"Os Estados Unidos trabalharão com ele e com o povo japonês em iniciativas que beneficiem nossos dois países, a região e o mundo", acrescentou o presidente americano.

O antecessor de Noda, Naoto Kan, e seu governo, com índices de popularidade muito baixos, apresentaram sua renúncia coletiva.

O atual primeiro-ministro era alvo de críticas por sua gestão do sismo e do tsunami de 11 de março, que deixaram mais de 20.000 mortos ou desaparecidos no nordeste do país e provocaram uma catástrofe nuclear na central de Fukushima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação