Agência France-Presse
postado em 31/08/2011 11:59
Abuja - Um homem vinculado à Al-Qaeda planejou o atentado suicida contra a sede das Nações Unidas em Abuja em 26 de agosto, que provocou pelo menos 21 mortes, informou a polícia nigeriana."A investigação revelou que um homem vinculado à Al-Qaeda e que chegou recentemente da Somália é o cérebro do ataque contra o imóvel das Nações Unidas", afirma um comunicado.
O indivíduo, identificado como Mamman Nur, é integrante da seita islâmica local Boko Haram, que reivindicou o atentado e é considerada próxima da Al-Qaeda. A polícia emitiu uma ordem de captura para Nur.
Outros dois indivíduos foram detidos em 21 de agosto, cinco dias antes do atentado, depois que a polícia foi informada que "elementos do Boko Haram estavam em uma missão para atacar objetivos não especificados em Abuja", afirma o comunicado.
O atentado suicida contra a sede das Nações Unidas em Abuja na sexta-feira deixou 21 mortos. Um terrorista com um carro-bomba conseguiu superar as barreiras de segurança do prédio na sexta-feira e avançou com o veículo contra a entrada do edifício.
Um homem que se apresentou como porta-voz da seita islâmita Boko Haram, um grupo violento responsável por vários ataques, em particular no norte da Nigéria, reivindicou o atentado.