Agência France-Presse
postado em 31/08/2011 20:33
O Brasil enviará seu embaixador no Cairo (Egito), Cesario Melantonio, como representante à Conferência de Amigos da Líbia, que na quinta-feira reunirá países e organizações internacionais na sede da presidência francesa.
O representante brasileiro participará de uma conferência na condição de embaixador extraordinário do Brasil para o Oriente Médio, informou a assessoria de imprensa da chancelaria brasileira à France Presse.
Cesario Melantonio manteve contatos com os rebeldes líbios, em nome do governo brasileiro, e se deslocou ao país quando as grandes construtoras brasileiras tiveram de retirar milhares de trabalhadores que atuavam na Líbia.
O Brasil defendeu o papel da ONU para definir o futuro da Líbia e a quem corresponde seu governo legítimo.
O chanceler Antonio Patriota disse no fim de semana à France Press: "O importante é preservar a autoridade do Conselho de Segurança da ONU", do qual o Brasil faz parte com assento não-permanente.
Patriota considerou "importante que a França se coordene com a presidência de turno do Conselho de Segurança, que está nas mãos da Índia".
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, presidirá na quinta-feira a Conferência de Amigos da Líbia ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron. Sarkozy é um dos mais fervorosos apoiadores de uma resolução da ONU que deu luz verde aos ataques aéreos contra a Líbia para combater a ofensiva militar do regime de Muamar Kadhafi.