Mundo

Terremoto na Argentina foi sentido no Paraná, em Goiás e no DF

postado em 02/09/2011 18:18
Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter, ocorrido a 692 quilômetros (km) de profundidade, na região de Santiago Del Esterno, Norte da Argentina, foi sentido em algumas cidades brasileiras no início da tarde desta sexta-feira (2/9). Os primeiros relatos vieram de Maringá, no Paraná, onde moradores disseram que o tremor durou cerca de três segundos.

"Já tivemos 54 casos de terremotos deste tipo e todos eles resultaram em abalos aqui no Brasil. Além da propriedade física do Continente, a alta profundidade faz com que a sensação de tremor se dissipe. Um bom exemplo foi o último terremoto de mais de oito graus no Chile", explicou o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) George França.

Além de Maringá, o observatório recebeu informações de que o tremor foi sentido nas vizinhas Londrina e Cascavel e em cidades bem mais distantes da Argentina, como Brasília e Goiânia. O terremoto ocorreu às 11h e não deixou vítimas no país vizinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação