Mundo

Autoridade Palestina critica informe da ONU sobre ataque à frota

Agência France-Presse
postado em 03/09/2011 09:45
RAMALA - A Autoridade Palestina qualificou neste sábado de "ruim e negativo" o informe da ONU sobre o ataque da marinha israelense contra uma frota internacional que tentou romper o bloqueio a Gaza no dia 31 de maio de 2010.

"Este informe é ruim e negativo. É um informe puramente político, não é legal", declarou à AFP o negociador palestino Saeb Erakat.

"Trata-se de um informe político que não se baseia no direito internacional, mas que, pelo contrário, viola o direito internacional, já que a Faixa de Gaza segue sob a autoridade do ocupante israelense", lamentou Erakat.

"As práticas de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza alcançaram o nível de crime de guerra", acusou.

O informe de investigação da ONU, divulgado na quinta-feira, considera que o exército israelense fez uso de uma força "excessiva e desproporcional" no ataque no qual nove passageiros turcos morreram.

Mas o documento estima legal o bloqueio naval imposto por Israel ao território palestino no Mediterrâneo.

O movimento islamita palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também considerou "injusto" e "desequilibrado" o informe da ONU, que permitirá "ao ocupante (israelense) se esquivar de suas responsabilidades".

Na sexta-feira, o presidente turco Abdullah Gul chamou o informe de "nulo e sem valor".

Israel, por sua vez, o aceitou, ainda que "com reservas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação