Mundo

Estado palestino: UE pode apresentar sua própria resolução à ONU

Agência France-Presse
postado em 03/09/2011 09:45
SOPOT - O ministro austríaco de Relações Exteriores, Michael Spindelegger, sugeriu neste sábado que a UE proponha sua própria resolução à ONU sobre a questão do reconhecimento de um Estado palestino, informando que apenas é uma "opção".

Em Sopot (Polônia), onde participa de uma reunião com outros ministros europeus, Spindelegger afirmou, ao responder às perguntas de jornalistas, que apresentou o que considera como uma "opção".

"Eu sugeri, vamos ver como se desenvolvem as negociações", acrescentou.

"É claro, temos que ver também o que os palestinos pedirão na realidade, se pedem agora um reconhecimento pelo Conselho de Segurança, se vão à Assembleia Geral da ONU, se vai na direção de outro estatuto para eles... É preciso saber com antecedência e esclarecer com eles", explicou.

Ao final das discussões sobre a questão em Sopot, "é o momento em que Catherine Ashton deverá coordenar e resumir, sem ceder à pressão do tempo", as posições apresentadas por uns e outros, estimou o ministro à imprensa.

"Por fim, estas decisões só serão adotadas durante o mês de setembro, e inclusive pode ser que seja apenas no mês de outubro", estimou.

A Assembleia da ONU tem início no dia 13 de setembro em Nova York e os palestinos, diante do atoleiro das negociações com Israel, anunciaram que preparam tal demanda.

Enquanto os palestinos esperam contar com o apoio de 150 dos 193 Estados da ONU, os Estados Unidos ameaçam se opor com um veto no Conselho de Segurança, rsponsável por vlaidar um pedido de adesão à ONU.

A UE, por sua vez, teme que haja uma divisão em seu seio em torno da questão, e os ministros decidiram em Sopot não tomar uma posição pública antes que o projeto palestino seja divulgado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação