Mundo

Irã reinicia operações contra rebeldes curdos na fronteira com Iraque

Agência France-Presse
postado em 03/09/2011 10:00

TEHERÁN - As forças iranianas retomaram suas operações contra os rebeldes curdos na região fronteiriça com o Curdistão iraquiano, realizando "duros golpes", anunciaram neste sábado os Guardiões da Revolução em um comunicado.

Estas operações têm por objetivo "limpar a zona fronteiriça do noroeste (do Irã), infestada (de rebeldes), e começaram na região de Sardasht", indicou o comunicado, sem informar se havia efetuado alguma operação em território iraquiano.

Em julho, o Irã lançou no seu lado da fronteira, mas também em território curdo iraquiano, uma série de operações que lhe permitiram destruir várias bases rebeldes, três delas em território iraquiano, e matar dezenas de combatentes do PJAK.

O PJAK é o principal movimento independentista armado curdo iraniano, segundo as autoridades.

Autoridades locais do Curdistão iraquiano anunciaram neste sábado a retomada dos bombardeios iranianos em território iraquiano, informando sobre a morte de um pastor e a destruição de várias casas na zona fronteiriça com o Irã.

Em julho, Bagdá havia ordenado que o Irã parasse com esses bombardeios, mas os Guardiões da Revolução afirmaram que as operações contra o PJACK continuariam até que o Iraque mobilizasse suas forças ao longo da fronteira comum para impedir a entrada de rebeldes.

O PJAK (Partido por uma vida livre do Curdistão), vinculado ao movimento independentista armado da Turquia PKK (Partido dos trabalhadores do Curdistão), está regularmente envolvido em confrontos armados com as forças iranianas.

As tropas de Teerã bombardeiam em represália as zonas fronteiriças montanhosas do Curdistão iraquiano, de onde operam os combatentes independentistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação