Agência France-Presse
postado em 04/09/2011 10:49
Saná - As forças governamentais iemenitas estão mobilizadas na capital Sanaa, onde a oposição convocou uma manifestação para este domingo para acelerar a queda do presidente Ali Abdullah Saleh, fora do país há quatro meses, segundo um correspondente.As forças de segurança e o exército reforçaram sua presença na capital, onde todos os acessos foram fechados desde sábado à tarde, enquanto começaram a aparecer nas ruas civis armados entre os partidários do regime.
A capital está sem eletricidade desde sábado à tarde e a maioria das estações de serviço foram fechadas, o que provocou um fluxo caótico de carros.
No sábado, a oposição convocou a intensificação das manifestações contra o regime, afirmando que o processo político está em ponto morto devido à prolongada ausência de Saleh, atualmente se recuperando na Arábia Saudita depois de ser ferido, no dia 3 de junho, em um atentado em Sanaa.
Fora da capital, a tensão era grande em outras províncias do Iêmen, em particular no sul, e em Taez, a segunda maior cidade do país, onde violentos confrontos ocorreram neste domingo de madrugada entre a Guarda Republicana e homens de tribos, segundo testemunhas.