Mundo

Líbia: confrontos perto do reduto pró-Kadafi de Bani Walid

Agência France-Presse
postado em 04/09/2011 10:54
Shishan - Na noite de sábado foram registrados alguns confrontos nas imediações de Bani Walid, mas ainda não há combates nesta cidade leal ao ex-líder líbio Muamar Kadafi, em paradeiro desconhecido, asseguraram neste domingo autoridades locais do novo regime.

No sábado à noite, Mahmud Abdelaziz, porta-voz local do Conselho Nacional de Transição (CNT), anunciou uma ofensiva contra Bani Walid. Vários jornalistas viram uma dezena de veículos 4x4 militares se dirigirem para este oásis, a sudeste de Trípoli.

"Durante a noite (de sábado), as forças de Kadafi tentaram sair. Nossos combatentes responderam, ocorreram pequenos combates que duraram alguns minutos", declarou Abdelaziz na manhã deste domingo, assegurando que a linha de frente se encontrava agora 15-20 km ao norte de Bani Walid.

Segundo os combatentes locais, várias pessoas próximas a Kadafi, incluindo seu filho Saadi, encontram-se atualmente em Bani Walid, mas não ele, ao contrário do que afirmaram alguns responsáveis do CNT nos últimos dias.

Segundo civis que fugiram de Bani Walid no sábado, muitos combatentes leais a Kadafi saíram da cidade levando armas às montanhas próximas, e os moradores estão tensos em uma cidade fantasma com as lojas fechadas, sem gasolina ou gás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação