Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã permitirá supervisão nuclear completa após suspensão das sanções

O Irã está disposto a permitir uma "supervisão completa" de seu programa nuclear pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) durante cinco anos, caso sejam suspensas as sanções internacionais, anunciou o diretor do programa nuclear iraniano.

"Apresentamos à AIEA uma proposta de supervisão completa das atividades e do programa nuclear do Irã durante cinco anos, com a condição de que as sanções sejam suspensa", declarou Fereydun Abasi Davani à agência estatal Isna.

O diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA) não revelou a data na qual o Irã fez a proposta, nem o que significa "supervisão completa".

Parte das atividades nucleares iranianas está sob controle da AIEA, em particular o enriquecimento de urânio, principal preocupação das grandes potências, que desde 2007 adotaram sanções severas contra o Irã.

Em um relatório confidencial obtido na sexta-feira AFP, a AIEA registra uma "inquietação crescente sobre a possível existência no Irã de atividades nucleares não declaradas, passadas ou presentes, com o envolvimento de organizações militares".

Isto inclui também "atividades relacionadas com o desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil, a respeito das quais a agência continua sem receber informações por parte do Irã.

O representante especial do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, considerou o texto um "passo adiante" e destacou que ressalta as medidas adotadas por Teerã a favor da "cooperação e da transparência".