Mundo

Comissão britânica examinará acusações sobre entrega de suspeitos à Líbia

postado em 05/09/2011 11:25
Londres - A comissão que investiga as acusações sobre o suposto envolvimento dos serviços secretos britânicos em casos de torturas anunciou nesta segunda-feira que examinará as novas revelações sobre uma possível cumplicidade do Reino Unido na entrega de suspeitos de terrorismo à Líbia.

"A investigação está examinando o nível de envolvimento ou o conhecimento do governo britânico no trato incorreto dos presos, incluindo sua entrega (a terceiros países sem o devido processo legal)", declarou uma porta-voz da chamada comissão Gibson.

A comissão, presidida pelo juiz aposentado Peter Gibson, foi criada pelo primeiro-ministro David Cameron em julho de 2010 para investigar de forma independente as acusações de cumplicidade do MI5 e do MI6, os serviços secretos interiores e exteriores britânicos, em atos de tortura contra suspeitos de terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

"Consideramos estas acusações de envolvimento britânico como parte de nosso trabalho. Buscaremos mais informações do governo e de suas agências o quanto antes", acrescentou a porta-voz.

Vários jornais publicaram neste fim de semana que americanos e britânicos cooperaram estreitamente nos últimos anos com os serviços secretos do coronel Muamar Kadhafi, a tal ponto que a CIA entregou prisioneiros ao regime líbio para que fossem interrogados.

O jornal britânico The Independent e os americanos Wall Street Journal e New York Times tiveram acesso a arquivos descobertos pela organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) em um edifício dos serviços secretos líbios em Trípoli.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação