Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 15:04
Os estudantes chilenos decidiram suspender um protesto anunciado para quinta-feira em respeito pela morte dos 21 passageiros do avião que caiu na sexta-feira no Oceano Pacífico, informou nesta segunda-feira Camila Vallejo, uma das dirigentes do movimento que reivindica melhores condições de estudo.No sábado, líderes estudantis e professores realizaram uma primeira reunião com o presidente Sebastián Piñera em busca de um acordo sobre os futuros critérios da educação chilena, após meses de conflito.
A reunião, realizada no Palácio Presidencial de La Moneda, teve mais de quatro horas e ao final o governo se comprometeu a entregar nesta segunda-feira, um cronograma de trabalho que deverá ser aprovado por estudantes e professores.
A proposta foi entregue nesta segunda e inclui um diálogo sobre o financiamento estatal para a educação, o fortalecimento da educação publica, a desmunicipalização do ensino escolar e mudanças constitucionais para melhorar a carreira docente. Esta é a quarta proposta apresentada pelo governo.