Mundo

CNT não irá se mudar para Trípoli antes da libertação de todo o país

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 15:32
Benghazi - O Conselho Nacional de Transição (CNT), braço político da rebelião líbia com sede em Benghazi, vai se mudar para Trípoli apenas depois da libertação de todo o território, afirmou nesta segunda-feira (5/9) o vice-presidente do CNT, Abdel Hafiz Ghoga.

Mustafá Abdul Jalil, presidente do CNT, tinha anunciado na sexta-feira que o governo se mudaria "na próxima semana" para Trípoli, agora sob o poder dos novos líderes do país.

"Depois do anúncio da libertação, talvez haja uma aparição simbólica de alguns membros do CNT em Trípoli, ou do próprio presidente do Conselho, mas isso não significará a transferência do CNT", respondeu Ghoga nesta segunda-feira ao ser questionado se o CNT se mudaria esta semana, como anunciado.

"Isso acontecerá após a notícia da libertação de todo o território líbio, Sebha, Sirte e Bani Alid", repetiu fazendo referência aos redutos pró-Kadhafi.

"Nós iremos a Trípoli na próxima semana. Trípoli é nossa capital", declarou Abdul Jalil diante dos líderes tribais e militares de Benghazi na sexta-feira. As autoridades de transição já haviam anunciado no dia 26 de agosto, três dias depois da tomada do quartel general de Muamar Kadafi no centro da capital, a transferência progressiva do poder executivo, equivalente ao governo.

Contudo, afirmaram que todo o CNT, e em particular seu presidente, só se mudarão depois que todas as condições forem atendidas, principalmente no plano da segurança.

Atualmente, a maior parte dos membros do comitê executivo está em Trípoli, enquanto muitos membros do CNT, incluindo Abdul Jalil, ainda não foram à capital depois da instalação do CNT em Benghazi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação