Mundo

Terremoto de 6,6 graus atinge a ilha de Sumatra, na Indonésia

postado em 05/09/2011 17:05
Jacarta - Um terremoto de 6,6 graus atingiu o nordeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta terça-feira (4/9), informou o Serviço Geológico Americano.

O terremoto ocorreu às 00h (14h55 de Brasília, na segunda-feira) a uma profundidade de 110 quilômetros, informou o órgão, e teve epicentro a cerca de 400 km a sudeste de Banda Aceh.

O Centro de Alerta para Tsunamis, com sede no Havaí, informou que o terremoto ocorreu muito longe da ilha para gerar tsunami.

A Indonésia está localizada no "círculo de fogo" do Pacífico, onde a colisão de placas tectônicas gera alta atividade sísmica, e Sumatra é particularmente suscetível a terremotos.

Aceh foi devastada quando um terremoto de 9,1 graus atingiu Sumatra em dezembro de 2004 e desencadeou um enorme tsunami que matou mais de 220.000 pessoas no Oceano Índico.

O Serviço Geológico Americano registrou inicialmente a magnitude de 6,5 graus ao terremoto desta terça-feira (horário local).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação