Mundo

Correios norte-americanos enfrentam situação 'extremamente grave'

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 17:53
Washington - O US Postal Service enfrenta uma situação "extremamente grave" e precisa da ajuda do Governo Federal para sobreviver, afirmou nesta segunda-feira (5/9) Patrick Donahoe, presidente da empresa americana de correios, numa entrevista ao New York Times.

"Nossa situação está extremamente grave. Se o Congresso não fizer nada, entraremos em suspensão de pagamento", declarou Donahoe.

O US Postal Service já tinha avisado em agosto que não teria condições de reembolsar uma dívida de 5,5 milhões de dólares que deveria ter sido paga até o dia 30 de setembro.

A empresa, que viu seu faturamento despencar nos últimos anos, também enfrenta um aumento das suas despesas, principalmente em razão dos pagamentos de aposentadorias que deve aos seus ex-funcionários.

O déficit da empresa chegou a 5,7 bilhões de dólares nos primeiros nove meses do exercício 2010-2011 (de outubro a junho) apesar de ter tomado medidas drásticas de reestruturação.

Em agosto, o US Postal Service apresentou um projeto de fechamento de mais de 10% das suas agências em todo o território americano.

O Washington Post informou que a empresa planejava um corte de 10% dos seus funcionários, o que representaria a demissão de 120.000 pessoas. Cerca de 110.000 funcionários já deixaram a empresa desde 2008.

Yvonne Berger, porta-voz da empresa, informou nesta segunda-feira à CNN que o US Postal Service teria pedido para o congresso a permissão de não alimentar seu fundo de pensão para a aposentadoria dos ex-funcionários.

O presidente Patrick Donahoe deve abordar este assunto na audiência prevista nesta terça-feira no Senado.

A bancada republicana da Câmara dos Representantes elaborou um plano para reequilibrar as finanças da empresa, ao suspender a distribuição do correio no sábado e ao introduzir mais flexibilidade para as contratações de funcionários, solução muito criticada pelos sindicatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação