Mundo

Presidente do Haiti escolhe médico para o cargo de primeiro-ministro

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 21:27
Porto Príncipe - O presidente do Haiti, Michel Martelly, escolheu o médico Garry Conille, de 45 anos, como seu primeiro-ministro, disse nesta segunda-feira (5/9) o titular do Senado, o que colocará fim a um impasse para a formação do governo.

"Acabo de receber uma carta do presidente nomeando Conille", disse o presidente da Câmara Alta, Rodolphe Joazile.

"Como determina o artigo 137 da Constituição, informo que escolhi o doutor Garry Conille como primeiro-ministro", escreveu Martelly na carta.

Conille é o terceiro nome indicado por Martelly desde que assumiu o poder, há quase quatro meses, após o Parlamento, controlado pela oposição, rejeitar o empresário Daniel-Gerard Rouzier e o jurista Bernard Gousse.

Segundo a Constituição do Haiti, o presidente deve informar o nome do premier escolhido aos titulares da Câmara e do Senado.

Conille, que tem formação médica e também estudou administração nos Estados Unidos, desempenhava até o momento a chefia do pessoal do ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU ao Haiti.

Martelly enfrenta o árduo trabalho de reconstruir o Haiti, devastado em janeiro de 2010 por um terremoto que deixou dezenas de milhares de mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação