Mundo

Turquia anuncia suspensão das relações comerciais e militares com Israel

Agência France-Presse
postado em 06/09/2011 09:02
Ancara - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta terça-feira (6/9) que as relações comerciais, militares e de defesa com Israel estão "totalmente" suspensas.

"Suspendemos totalmente nossas relações comerciais, militares e da indústria de defesa", declarou Erdogan, citado pela agência de notícias Anatolia.

O primeiro-ministro anunciou ainda que cogita uma viagem a Gaza na próxima semana à margem de uma visita ao Egito, mas destacou que ainda não tomou uma decisão.

"Estamos conversando com o lado egípcio a respeito. No momento não tomamos nenhuma decisão", declarou o premier à imprensa em Ancara, ao ser questionado sobre a intenção de viajar à Faixa de Gaza.

Pouco depois, uma fonte do governo de Israel afirmou que o país tenta evitar uma nova deterioração nas relações com a Turquia.

"Israel não quer uma nova deterioração de suas relações com a Turquia", declarou a fonte, que pediu anonimato.

O anúncio de Erdogan é parte de uma série de represálias ante a recusa israelense de pedir desculpas pela morte de nove turcos em 31 de maio de 2010 em um ataque a um navio do país que seguia para Gaza com ajuda humanitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação