Mundo

Incêndio de grandes proporções atinge 300 casas no centro do Texas

Agência France-Presse
postado em 06/09/2011 09:44
Washington - Um grande incêndio atiçado por ventos secos que podem ter sido provocados pela depressão tropical Lee destruiu ou danificou 300 casas no centro do estado do Texas (sul dos Estados Unidos), obrigando o governador do Estado e pré-candidato republicano a suspender sua campanha.

O pior foco tem 10 km de largura por 26 km de comprimento e já exigiu evacuações em massa, enquanto as previsões meteorológicas apontam para o agravamento da situação.

"Teremos mais chamas com o ar fresco", advertiu o porta-voz do Serviço Florestal do Texas, ao citar as previsões sobre uma queda da temperatura nos próximos dias. Isto produzirá um "impacto muito negativo".

Perry, que fazia campanha eleitoral na Carolina do Sul, antes do debate de quarta-feira entre os pré-candidatos republicanos à presidência, voltou ao Texas hoje.

"Recolheremos os pedaços, reconstruiremos", disse o governador aos jornalistas logo após chegar ao Texas.

Perry exortou os texanos a ter "extrema precaução enquanto observamos o impacto e os efeitos devastadores dos incêndios tanto em áreas rurais como urbanas do estado".

O comandante dos bombeiros do Serviço Florestal do Texas, Mark Stanford, qualificou a situação de "catastrófica". "É um grande desastre natural".

Os bombeiros combatiam vários focos de incêndio, incluindo um que queimou quase 80 hectares em Pflugerville e partes do condado de Bastrop.

"Não suspeitamos de incêndios criminosos, mas a origem ainda não foi determinada", disse o porta-voz de Pflugerville, Terri Waggoner.

O centro do Texas sofre com uma grave seca de verão (hemisfério norte).

Lee atingiu a costa como tempestade tropical no sul da Louisiana na manhã de domingo, com ventos de 75 km/h e ameaças de tornados. Mas durante a noite foi rebaixado para a categoria de depressão tropical.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação