Mundo

Avião com equipe de hóquei cai na Rússia e 44 pessoas morrem

Agência France-Presse
postado em 07/09/2011 15:52
MOSCOU - Pelo menos 44 pessoas morreram nesta quarta-feira quando um avião de passageiros Yakovlev 42 (Yak-42) caiu pouco depois da decolagem no aeroporto de Iaroslavl (300 km ao nordeste de Moscou), em uma nova tragédia aérea na Rússia.

Segundo as primeiras informações, 45 pessoas estavam a bordo do voo Yaroslavl-Minsk (em Belarus): 37 passageiros, entre eles membros da equipe de hóquei do Lokomotiv Yaroslavl, e oito tripulantes.

"Quarenta e quatro pessoas morreram no acidente e uma sobreviveu", informou um policial à agência Novosti. A agência Interfax apresentou o mesmo número de vítimas, citando uma fonte aeroportuária.

O avião caiu às 16H05 locais (9H05 de Brasília), quando começava a ganhar altura a um quilômetro do aeroporto Tucnochna, segundo o Comitê de Investigação da Rússia, principal órgão de investigação criminal do país.

Segundo a agência Ria Novosti, uma parte da fuselagem caiu no rio Volga e foram necessárias equipes de mergulho para recuperar alguns cadáveres.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, visitou o local do acidente, informou sua porta-voz, Natalia Timakova, citada pelas agências russas.

Já o primeiro-ministro Vladimir Putin enviou o ministro dos Transportes, Igor Levitin.

A aeronave viajava a Minsk, onde o Lokomotiv Yaroslavl, uma equipe importante da liga russa de hóquei no gelo, disputaria uma partida. Esta equipe foi a terceira colocada no campeonato russo de hóquei em abril de 2011 e havia sido campeã em 1997, 2002 e 2003.

Segundo o site da Liga Continental de Hóquei (o campeonato russo), o técnico do Lokomotiv era o canadense Brad McCrimmon. Entre seus jogadores estrangeiros havia um sueco, três tchecos e um eslovaco.

As autoridades russas ainda não confirmaram a identidade dos passageiros.

A Rússia é regularmente palco de acidentes aéreos de aviões antigos de concepção soviética. É o quarto acidente mortal desde o mês de julho.

Os onze ocupantes de um avião de transporte Antonov 12 morreram em agosto. Em julho, cinco pessoas morreram no acidente de um Antonov 24, enquanto no dia 20 de junho um Tupolev 134 se acidentou em Carelia (noroeste) deixando 47 mortos.

O Yak 42 é um trimotor de concepção soviética que entrou em serviço em 1980.

Outra aeronave deste mesmo modelo caiu em 2003 em Cabul matando 62 soldados espanhóis que voltavam à Espanha de uma missão no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação