Mundo

EUA: condenado jovem que planejava atacar sinagogas

Agência France-Presse
postado em 07/09/2011 18:51
NOVA YORK - Um juiz dos Estados Unidos condenou esta quarta-feira um jovem nova-iorquino e seus três cúmplices a 25 anos de prisão por terem planejado atentados contra sinagogas e aviões militares americanos.

Payen, de 29 anos, havia sido detido junto com outros três nova-iorquinos, após a descoberta pelo FBI de um plano para a realização de atentados.

"Laguerre Payen estava disposto a recorrer a bombas e mísseis no âmbito de um plano para atacar sinagogas em Nova York e aviões militares americanos", disse o promotor de Manhattan, Preet Bharara.

Payen e os outros três acusados foram condenados à mesma pena, 25 anos de prisão, ao serem considerados culpados de planejar um ataque com bombas ao estilo "jihadista" contra sinagogas da região do Bronx e derrubar com mísseis terra-ar Stringer aviões de guerra na base aérea da Guarda Nacional nos arredores de Nova York, acrescentou.

As armas, que incluem explosivos C-4 e os mísseis, foram compradas por um informante disfarçado do FBI, quem, às costas de Payen e seus cúmplices, conseguiu torná-las inertes.

Os quatro foram detidos em 13 de maio de 2009, quando planejavam atacar duas sinagogas com bombas que, sem eles saberem, já não representavam mais perigo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação