Mundo

Fortes ventos obrigam a Nasa a adiar o lançamento de naves gêmeas à Lua

Agência France-Presse
postado em 08/09/2011 12:07
Washington - Ventos fortes obrigaram que a Nasa adiasse nesta quinta-feira (8/9) o lançamento de duas naves espaciais não-tripuladas à Lua, com o objetivo de orbitar o satélite terrestre para medir seu campo gravitacional e elaborar um mapa para sem precedentes de se interior.

A próxima opção para o lançamento de Cabo Cañaveral, Flórida, será na sexta-feira, às 08h33 local (09h33 de Brasília) ou 09h12 (10h12), segundo a agência espacial.

Os pesquisadores esperam que a missão, conhecida como GRAIL (sigla em inglês para Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior) responda a algumas das incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e também forneça dados sobre como foram formados os outros planetas rochosos, como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Segundo o previsto, as naves gêmeas alcançaram a órbita polar da Lua no final do ano e girarão em torno do satélite terrestre durante três meses, utilizando cartografia da gravidade para revelar seu interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação