Mundo

Bolívia e Brasil concordam em instalar ponto adicional de entrega de gás

Agência France-Presse
postado em 13/09/2011 14:18
La Paz - As estatais petroleiras da Bolívia e do Brasil assinaram um documento que permitirá a instalação de um novo ponto de abastecimento de gás natural em uma região fronteiriça, informou nesta terça-feira (13/9) um funcionário de alto escalão da boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB).

O novo ponto viabilizará o fornecimento de até 2,2 milhões de metros cúbicos por dia (MMmcd) de gás natural na localidade fronteiriça boliviana de San Matías, com destino à termelétrica Mário Covas de Cuiabá (norte do Brasil), especificou o presidente da YPFB, Carlos Villegas.

"O benefício fundamental para a Bolívia é que no período de baixa demanda o fornecimento se estabiliza, porque a Petrobras não poderá receber volumes inferiores a 24 MMmcd para abastecer o novo ponto de entrega", ressaltou Villegas.

Esta operação irá garantir "uma produção estável de hidrocarbonetos líquidos, associados ao gás natural, o que trará consigo menores volumes de importação de gasolina e GLP (gás liquefeito), gerando, desta maneira, uma economia para o Estado boliviano", afirmou.

"Cuiabá é um mercado praticamente cativo para a Bolívia porque não tem gás", destacou Villegas.

A Bolívia vende ao Brasil uma média diária de 30 MMmcd de gás natural.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação