Mundo

Governo japonês está preocupado com o desenvolvimento militar chinês

Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 09:37
Tóquio- O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, afirmou nesta quarta-feira (14/9) estar "preocupado" com o desenvolvimento militar da China e pediu ao país vizinho que "atue como um membro responsável da comunidade internacional".

O Japão deseja estreitar relações com a China por ocasião do 40; aniversário, em 2012, do restabelecimento de relações diplomáticas, disse Noda no Parlamento.

"Mas também estou preocupado com o crescimento do poder de sua defesa nacional, que carece de transparência, e com a aceleração de suas atividades marítimas", disse Noda.

"Espero que a China tenha um papel adequado como membro responsável da comunidade internacional", completou, antes de manifestar o desejo de visitar o país vizinho quando for do melhor interesse para as duas partes.

O novo premier japonês, conhecido pelas opiniões hostis sobre a China, provocou irritação em Pequim no passado ao afirmar que importantes criminosos de guerra japoneses da Segunda Guerra Mundial deveriam deixar de ser considerados "criminosos".

Mas ao assumir o poder, Noda pediu que nenhum membro de seu gabinete visite o memorial Yasukuni de Tóquio, que homenageia os mortos na guerra, uma atitude elogiada pelos outros países da região.

Em um relatório sobre defesa publicado mês passado, o Japão expressou preocupação com a expansão naval da China e com a falta de transparência de Pequim a respeito do rápido aumento do orçamento militar.

A China considerou o relatório "irresponsável" e insistiu que a modernização de suas forças tem um caráter estritamente defensivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação