Mundo

Estado holandês assume responsabilidade pela execução de indonésios em 1947

Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 11:31
La Haya - Um tribunal holandês declarou nesta quarta-feira (14/9) o Estado holandês responsável pela execução de indonésios realizada por seu exército em 1947 na região de Rawagede, durante a guerra de independência da Indonésia.

"Este tribunal estima que o Estado atuou de forma ilegal com as execuções e é responsável pela indenização segundo os termos da lei", declarou a juíza Daphne Schreuder, que emitiu o veredicto.

As viúvas de oito indonésios que foram mortos pelas mãos do exército holandês em 1947 em Rawagede, a leste de Jacarta, assim como um sobrevivente, processaram a Holanda para obter uma indenização.

O ataque ao povoado de Rawagede, na ilha de Java no dia 9 de dezembro de 1947 por parte de militares holandeses que buscavam opositores, deixou 150 mortos, segundo Haia, e 431, de acordo com a fundação KUKB, que apoia as vítimas.

A Holanda expressou seu pesar no passado e assegurou que havia decidido junto à Indonésia "virar a página deste acontecimento doloroso de sua história comum".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação