Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 12:46
Trípoli - O subsecretário de Estado americano para o Oriente Médio, Jeffrey Feltman, chegou a Trípoli e se reuniu nesta quarta-feira (14/9) com o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdel Jalil.Feltman afirmou que o governo dos Estados Unidos respeita a soberania da Líbia, em uma entrevista coletiva, após um encontro com as novas autoridades do país.
Também expressou o desejo de Washington desenvolver as relações com Trípoli com base no "respeito mútuo e nos interesses comuns". Feltman disse ainda que foi tranquilizado pelas declarações das novas autoridades líbias de que respeitarão os direitos humanos e as "aspirações democráticas do povo líbio".
Feltman é a principal autoridade americana a visitar Trípoli desde a tomada da capital líbia pelos combatentes anti-Kadafi em 23 de agosto.
[SAIBAMAIS]O diplomata também mencionou a preocupação com os combates ainda em curso perto dos redutos pró-Kadafi, mas disse que tropas americanas não serão enviadas para ajudar os líbios a dissipar os vestígios do antigo regime.
A número dois da embaixada americana na Líbia, Joan Polaschik, retornou a Trípoli em 10 de setembro, ao lado de uma equipe de diplomatas, para os primeiros contatos oficiais.
A embaixada retomará as atividades com a presença do embaixador Gene Cretz nos próximos dias, segundo o Departamento de Estado.