Mundo

Forças armadas realizam grande operação contra militantes na Síria

Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 15:49
NICÓSIA - As forças de segurança lançaram nesta quarta-feira (14/9) operações militares na cidade de Jabal Al-Zauia, no noroeste da Síria, para perseguir militantes. A ação coincide com o chamado dos ativistas para manifestações nesta quinta-feira, dia que marca os seis meses de revolta contra o regime. "Seis meses. Mais do que nunca determinados (a prosseguir) com a revolta do dia 15 de março", escreveram os militantes no site "Syrian Revolution 2011", apesar da repressão do regime que já fez, segundo a ONU, mais de 2.600 mortos.

O governo síbio afirma que enfrenta "grupos terroristas armados" que tentam semear o caos. A Rússia, aliada de Damasco, alertou nesta quarta-feira que os "terroristas" podem tomar o poder caso o regime do presidente Bachar Al-Asaad caia.

"As forças armadas e de segurança estão realizando incursões na região de Jabal Al-Zauia (...), com metralhadoras e armamento pesado", anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). O Observatório afirmou também que o exército já bombardeou os lugares onde militantes poderiam se esconder.

Ablin, um dos locais afetados, é o lugar natal do tenente coronel Husein Harmush, primeiro oficial do exército que anunciou publicamente em junho que desertava em protesto pela repressão ao movimento de revolta contra o regime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação