Mundo

Grã-Bretanha celebrará 30 anos da vitória na guerra das Malvinas

Agência France-Presse
postado em 14/09/2011 16:36
LONDRES - O governo britânico planeja comemorar em 2012 o 30; aniversário de sua vitória na guerra das Malvinas contra a Argentina, dentro de um "verão de celebração" que incluirá também o Jubileu de Diamante de Elizabeth II e os Jogos Olímpicos de Londres, segundo o jornal Evening Standard.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores trabalham com as autoridades locais com o objetivo de organizar cerimônias tanto no Reino Unido quanto no arquipélago, chamado pelos ingleses de Falklands, cuja soberania segue sendo reivindicada pela Argentina, afirmou o jornal britânico citando fontes ministeriais.

As autoridades esperam que a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, inquilina de Downing Strreet durante o conflito de 74 dias que terminou em 14 de junho de 1982, possa participar das comemorações, apesar de sua idade avançada e de seu delicado estado de saúde.

Elas também poderiam envolver o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono, que, segundo informações não confirmadas que circulam há meses, pode ser enviado temporariamente no próximo ano às Malvinas no âmbito de seu trabalho como piloto de resgate da Royal Air Force (RAF).

O Evening Standard ressaltou que esta celebração incomum no Reino Unido, que geralmente marca 25 e 50 anos, mas não 30, pode aumentar os atritos com a Argentina, país que desde a guerra, que deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos, direcionou sua reivindicação por via diplomática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação