Mundo

Ex-diretor do serviço de informações da Colômbia é condenado a 25 anos

postado em 14/09/2011 20:04
A Suprema Corte de Justiça da Colômbia condenou nesta quarta-feira (14/9) a 25 anos de prisão Jorge Noguera Cotes Aurelio, ex-diretor do Departamento Administrativo de Segurança do país. Ele foi condenado por conspiração e parceria com milícias que atuam no território colombiano, eliminando líderes sindicais e ativistas políticos.

Noguera comandava o serviço de informações durante o governo do ex-presidente Alvaro Uribe (2002-2005). O ex-diretor do Departamento Administrativo de Segurança, segundo investigações, partilhava listas de nomes de ativistas com as milícias e colocou suspeitos atuando no órgão governamental.

O ex-diretor se disse inocente e negou as acusações. Porém, a Justiça considerou-o culpado também por destruir e ocultar documentos públicos. Além da pena de reclusão, Noguera terá de pagar multas, cujos valores variam de US$ 89 mil a US$ 1,9 milhão, para três parentes de um professor universitário assassinado por paramilitares, em 2004.

De acordo com as investigações, Noguera era ligado ao grupo paralmilitar AUC, liderada por Rodrigo Tovar Pupo, conhecido como Jorge 40.

*Com informações da Suprema Corte da Justiça e agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação