Mundo

Grã-Bretanha desbloqueia 600 milhões de libras de bens líbios congelados

Agência France-Presse
postado em 15/09/2011 09:30
Londres - A Grã-Bretanha desbloqueará 600 milhões de libras de bens líbios congelados por resoluções das Nações Unidas para ajudar o Conselho Nacional de Transição (CNT), anunciou nesta quinta-feira (15/9) em Londres um porta-voz do primeiro-ministro britânico David Cameron.

"Vamos colocar a disposição cerca de 600 milhões (950 milhões de dólares, 688 milhões de euros) de libras em ativos líbios", afirmou o porta-voz de Downing Street à imprensa, enquanto Cameron realizava uma visita a Trípoli junto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

[SAIBAMAIS]"São bens que foram congelados por resoluções anteriores da ONU", acrescentou.

Cerca de 12 bilhões de libras (19 bilhões de dólares, 13,745 bilhões de euros) de ativos líbios foram congelados no âmbito das sanções impostas em fevereiro e março pelas Nações Unidas contra o regime do ex-líder líbio Muamar Kadhafi.

O CNT, que reúne as novas autoridades líbias, pediu recentemente uma ajuda de urgência de 5 bilhões de dólares.

No dia 1 de setembro, no fim da Conferência de Amigos da Líbia em Paris, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou o desbloqueio imediato de 15 bilhões de dólares de bens congelados de Kadhafi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação