Agência France-Presse
postado em 15/09/2011 18:36
WASHINGTON - Os Estados Unidos pediram nesta quinta-feira que seus cidadãos a abandonarem a Síria imediatamente, "enquanto há transporte público disponível".Após seis meses de protestos e repressão violenta, os americanos que têm que ficar naquele país devem "limitar seus deslocamentos não-essenciais", acrescenta o Departamento de Estado em uma nota de alerta.
A advertência reforça a de 5 de agosto, que também pedia que os americanos deixassem a Síria imediatamente, e oferece informações atualizadas, desde que os Estados Unidos impuseram novas sanções contra a Síria, em 18 de agosto. O Departamento de Estado cita "um aumento da xenofobia", nutrida pelo poder, que acusa a influência externa de estar na raiz dos distúrbios.
Os americanos detidos na Síria correm o risco de serem acusados de provocação ou espionagem. Washington lembrou que a recusa do governo sírio em autorizar o deslocamento de diplomatas americanos naquele país "limita gravemente a capacidade dos funcionários consulares de assistirem cidadãos americanos fora de Damasco".