Mundo

Governo do Chile acolhe parcialmente proposta de estudantes para diálogo

Agência France-Presse
postado em 15/09/2011 21:48
SANTIAGO - O governo chileno anunciou nesta quinta-feira que acolhe parcialmente as condições exigidas pelos estudantes para iniciar uma mesa de diálogo que destrave um conflito que se estende há quatro meses, e chamou os manifestantes a negociar o quanto antes.

Ao responder publicamente a uma "contraproposta" de diálogo entregue na segunda-feira pelos estudantes, o ministro da Educação, Felipe Bulnes, anunciou que a principal das quatro exigências impostas foi rejeitada: paralisar a tramitação de dois projetos de lei sobre educação enviados ao Congresso. "Não acreditamos que devemos paralisar a tramitação de projetos que beneficiam mais de 500.000 pessoas", disse Bulnes.

Os projetos consistem em rebaixar de 5,6% para 2% os juros do crédito privado ao qual recorrem hoje os universitários para pagar as mensalidades, e permitir a renegociação da dívida para cerca de 110.000 estudantes inadimplentes.

O Executivo, disse Bulnes, também não está disposto a adaptar o calendário escolar e universitário para que os estudantes possam recuperar as aulas perdidas durante as manifestações.

O governo afirmou que fará atas públicas da negociação e disse que aumentará a fiscalização sobre a entrega de recursos estatais a universidades privadas que obtiverem lucros, o que é proibido por lei, mas é burlado por uma série de brechas legais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação