Mundo

Acidente em show aéreo nos Estados Unidos mata 3 pessoas e fere 56

Agência France-Presse
postado em 16/09/2011 22:47


Los Angeles - Três pessoas morreram e outras 56 ficaram feridas nesta sexta-feira (16/9) quando um avião caiu próximo à multidão em um show aéreo no estado de Nevada, no oeste dos Estados Unidos, informou a TV local.

Stephanie Kruse, porta-voz do Serviço Médico de Emergências regional, disse que os veículos de resgate encaminharam 56 feridos a três hospitais. Ele acrescentou que muitas vítimas haviam sido socorridas por veículos particulares e não estavam incluídas na contagem de feridos. Dos 56 feridos, 15 estão em estado crítico, 13 com graves problemas que colocam suas vidas em risco e 38 sofreram lesões leves.

"Foi como um massacre, como se uma bomba explodisse", disse uma testemunha, Gerald Lent, ao Reno-Gazette Journal. "Havia sangue (...) braços e pernas para todos os lados...

Mike Draper, porta-voz da National Championship Air Races (associação americana de corridas e exibições aéreas), admitiu à rede de televisão CNN que o acidente deixou "muitas vítimas". "É uma situação de muitas vítimas e o pessoal da emergência médica trabalha no local".

A organização do evento confirmou que o avião era pilotado por Jimmy Leeward, proprietário de uma equipe aérea e, segundo seu site, havia participado de mais de 120 corridas e trabalhado como dublê em vários filmes. Ele tinha cerca de 80 anos e voava desde 1975.

Aparentemente, Leeward perdeu o controle do avião, um caça P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial, disse Mike Houghton, presidente do campeonato aéreo de Reno.


Segundo Houghton, o avião atingiu o primeiro trecho da arquibancada.

Um vídeo do acidente no YouTube, gravado por um dos espectadores, mostra o momento em que o avião cai na vertical bem próximo à parte esquerda da arquibancada, explodindo junto à pista utilizada para o show aéreo.


As imagens não permitem distinguir se o avião caiu sobre o público ou próximo às pessoas que assistiam ao show.

Segundo um organizador do evento - uma corrida de aviões antigos -, o piloto estava na primeira ou na segunda volta da prova quando fez um apelo desesperado no rádio e caiu.

"Não sabemos a causa do acidente. O piloto fez um apelo desesperado e saiu do circuito da corrida, que é o que ocorre quando há um problema".


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação