Mundo

Menina morre e oito menores ficam feridos em ataque na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 17/09/2011 14:00
Bogotá - Uma menina morta e oito menores feridos foram o saldo da explosão de um cilindro-bomba lançado por guerrilheiros das Farc contra uma escola de uma zona rural do departamento colombiano de Cauca (sudoeste).

"Dói o fato de que uma menina faleceu e outros oito menores de idade ficaram feridos neste ataque insano da guerrilha", afirmou Alvaro Grijalba, secretário de Governo de Cauca, à imprensa. A tragédia, segundo o funcionário, ocorreu na sexta-feira à tarde em El Credo, na zona rural do município de Caloto (Cauca). O ataque foi atribuído a guerrilheiros da sexta frente das Farc que atua na região.

Grijalba, que assegurou que o departamento atravessa uma grave situação pela ação dos grupos armados ilegais, pediu aos organismos de direitos humanos que se pronunciem sobre os incidentes ocorridos em Caloto. "Esperamos o pronunciamento das organizações de direitos humanos - que nunca o fizeram, porque me parece que essas entidades têm um dever moral com o país, com a população civil e com um departamento como o Cauca", afirmou.

O funcionário acrescentou que o Cauca encontra-se "em alerta vermelho para poder enfrentar de forma clara e precisa o processo eleitoral que se aproxima, e que certamente terá algumas dificuldades" pela ação dos grupos armados. Os colombianos vão às urnas no dia 30 de outubro para eleger governadores de departamento, prefeitos, deputados e vereadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação