Mundo

Balanço oficial confirma nove mortos e 52 feridos em show aéreo nos EUA

Agência France-Presse
postado em 17/09/2011 17:45

Reno -
Nove pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas nesta sexta-feira em um acidente durante uma competição aérea em Reno, no estado americano de Nevada - quando um avião da Segunda Guerra Mundial caiu sobre o público -, segundo um balanço atualizado da polícia divulgado neste sábado à tarde (17/9).

"Sabemos que sete vítimas fatais morreram na pista, incluindo o piloto", disse o chefe adjunto da polícia de Reno, Dave Evans. Entre os 54 pacientes levados para hospitais, dois morreram, acrescentou.

Oito dos feridos estavam em estado crítico neste sábado, segundo números divulgados pelos dois principais hospitais para onde eles foram levados.

[VIDEO1]

Uma equipe do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegou na manhã deste sábado ao local da competição aérea anual, para investigar a causa do acidente, que, segundo a Reno Air Racing Association, que organiza o evento, pode ter sido uma falha mecânica.

Um vídeo amador publicado no site YouTube registra o momento em que o P-51 Mustang, chamado de Galloping Ghost, caiu, quase verticalmente, às 16h20 locais. O piloto, Jimmy Leeward, era um empresário do ramo imobiliário de 74 anos que vivia na Flórida. Ele competia desde 1975 e atuou como dublê em filmes, entre eles "Amelia" (2009), protagonizado por Hillary Swank.

Testemunhas contaram que o avião caiu na área dos boxes, e uma delas afirmou que o piloto evitou que o número de vítimas fosse maior ao executar uma manobra brusca.
[SAIBAMAIS]Fotos do avião tiradas pouco antes da queda mostram que lhe faltava uma peça na parte traseira. "Não identificamos o componente, será examinado", informou Mark Rosekind, representante do NTSB. "O aparelho voava a baixa altitude, e atingiu o solo em alta velocidade", observou.

"É muito improvável que o avião, dos anos 1940, tenha uma caixa-preta que facilite a investigação", assinalou Rosekind. A hipótese, no entanto, não foi descartada, uma vez que o aparelho passou por reformas.

"Aparentemente, Leeward perdeu o controle da aeronave", sugeriu Mike Houghton, presidente do Campeonato Aéreo de Reno. "Era um piloto muito experiente e bem-qualificado. Tinha todos os exames médicos em dia."

As imagens após a tragédia eram de caos, com equipes de resgate tentando socorrer os feridos. "É como um massacre, como se tivessem detonado uma bomba", disse Gerald Lent, citado pelo "Reno Gazette-Journal". "Havia gente atirada por todos os lados. Uma pessoa estava cortada pela metade. Havia sangue e corpos despedaçados por toda parte."

Em uma entrevista concedida na última terça-feira, o piloto afirmou: "Somos tão rápidos quanto quaisquer outros na competição. Talvez um pouco mais rápidos. Mas não queremos revelar nosso jogo até sábado ou domingo."

A organização suspendeu a competição e informou que prepara uma homenagem pública ao piloto.

Em vídeos da CNN, especula-se que a aeronave tenha sofrido problemas em um dos ailerons o item que fica na parte traseira e dá sustentabilidade à aeronave (em inglês). Em outro vídeo, é divulgado o balanço das mortes no acidente. No últímo vídeo, outras imagens do acidente divulgadas pela CNN (ambos em inglês).

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO4]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação