postado em 19/09/2011 10:36
O Tribunal de Oslo, na Noruega, ampliou nesta segunda-feira (19/9) em dois meses o período da prisão temporária de Anders Behring Breivik, de 32 anos. Ele assumiu ser o responsável pelos atentados que provocaram a morte de 77 pessoas, em 22 julho deste ano. A juíza Anne Margreth Lund determinou ainda que Breivik permaneça em total isolamento para evitar que eventuais contatos com colaboradores prejudiquem as investigações.[SAIBAMAIS]"Ao tribunal não parece irrazoável que ele seja mantido em completo isolamento devido ao risco de que ele e outros presos possam contatar cúmplices (...) e destruir provas", declarou a juíza Anne Margreth Lund, ao término da audiência.
Em julho, Breivik explodiu um carro-bomba na rua onde ficam a sede do governo federal, o Ministério das Finanças e o do Petróleo. Depois, ele seguiu em direção à Ilha de Utoya, onde matou a tiros 69 pessoas, que participavam de um encontro de verão da Juventude Trabalhista. Pelas investigações policiais, Breivik mantinha ligações com a extrema-direita e chegou até a escrever em um manifesto contra o multiculturalismo ocidental.
Os crimes chocaram a Noruega e o mundo, pois os noruegueses têm uma tradição de cultura pacífica. Na semana passada, a polícia do país divulgou imagens que mostram Breivik se preparando para os atos. Nas imagens, ele aparece usando roupas e equipamentos policiais, como capacete e armas.
Breivik está preso em uma penitenciária considerada modelo internacional. O norueguês confessou ser o autor dos atentados. Segundo ele, os atos foram cometidos na tentativa de proteger e salvar a Noruega e a Europa.
Com informações da France Press