Agência France-Presse
postado em 19/09/2011 11:03
Nova York - O status quo não pode ser mantido entre Israel e os palestinos, afirmou nesta segunda-feira (19/9) em Nova York o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, que disse temer "uma explosão de violência" na região."É necessário relançar o processo de paz", declarou o ministro francês diante do Conselho de Relações Exteriores, um centro de reflexão nos Estados Unidos, e considerou que a situação atual dos palestinos é "inaceitável e insustentável".
A intervenção do responsável pela diplomacia francesa ocorre no momento em que intensas negociações são realizadas para evitar um confronto nas Nações Unidas, onde os palestinos devem apresentar na sexta-feira um pedido de reconhecimento de um Estado palestino.
Juppé também denunciou o "silêncio inaceitável" do Conselho de Segurança da ONU diante do que classificou de crimes contra a Humanidade cometidos na Síria. "Foram cometidos crimes contra a Humanidade na Síria. O silêncio do Conselho de Segurança é inaceitável", disse.
A Síria enfrenta desde meados de março intensos protestos contra o regime de Bashar al-Assad, com um registro de mais de 2.500 mortos, segundo a própria ONU e organismos de Direitos Humanos.