Mundo

Hugo Chávez exige 'ato de justiça histórica' para os palestinos

Agência France-Presse
postado em 20/09/2011 13:56
Nova York - O presidente venezuelano Hugo Chávez, que este ano não participa na Assembleia Geral anual da ONU, pediu aos países membros das Nações Unidas que reconheçam o Estado palestino, uma decisão que classificou de "ato de justiça histórica", em carta enviada ao secretário-geral Ban Ki-moon.

"Dirijo estas palavras à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a este grande fórum onde estão representados todos os povos da Terra, para ratificar, neste dia e neste cenário, o total apoio da Venezuela ao reconhecimento do Estado palestino: ao direito da Palestina de converter-se em um país livre, soberano e independente", afirma Chávez na carta.

[SAIBAMAIS]"Trata-se de um ato de justiça histórico para com um povo que leva em si, desde sempre, toda a dor e sofrimento do mundo", acrescenta o presidente em sua carta de oito página.

Chávez cita o filósofo francês Gilles Deleuze para recordar que a causa palestina "é, antes de tudo, o conjunto de injustiças que este povo padeceu e continua padecendo".

Chávez critica com dureza a Israel, assinalando que causa indignação que "quem sofreu um dos piores genocídios da história tenha se convertido no carrasco do povo palestino".

"Quero que entenda: uma coisa é rejeitar o antissemitismo, e outra muito diferente é aceitar passivamente que a barbárie sionista imponha um regime de apartheid ao povo palestino", enfatiza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação