Agência France-Presse
postado em 21/09/2011 13:34
TEERÃ - Os dois turistas americanos libertados nesta quarta-feira após dois anos de prisão no Irã por suposta espionagem saíram de Teerã às 19H00 local (11H30 de Brasília) a bordo de um avião rumo a Omã, anunciou a agência oficial Irna."Os dois americanos saíram do Irã do aeroporto Mehrabad de Teerã há poucos minutos. Parece que se dirigem a Omã antes de viajar aos Estados Unidos", acrescentou a agência.
Os dois montanhistas, Shane Bauer e Josh Fatal, de 29 anos, detidos no Irã há dois anos por suposta espionagem, saíram da prisão de Evin, no norte de Teerã, e se dirigiram imediatamente ao aeroporto da capital.
Shane Bauer e Josh Fattal saíram da prisão em um comboio de veículos a bordo dos quais se encontravam diplomatas da Suíça e de Omã, assim como "representantes do governo de Omã que chegaram a Teerã para esta libertação", afirmou a agência Irna.
A fiança de 400 mil dólares por cada um que permitiu a libertação dos dois homens foi paga por Omã. Outra americana, Sarah Shourd, de 32 anos, já havia sido libertada sob fiança em setembro de 2010.
Os três montanhistas foram detidos no dia 31 de julho de 2009 na fronteira entre Iraque e Irã a qual, segundo eles, atravessaram por erro depois de se perder durante uma excursão pelas montanhas do Curdistão iraquiano. Todos eles se declararam inocentes das acusações de espionagem nas duas audiências a portas fechadas de seu julgamento.