Agência France-Presse
postado em 23/09/2011 13:40
Nações Unidas - O presidente palestino Mahmud Abbas afirmou nesta sexta-feira (23/9) que Israel destruiu todos os esforços para alcançar um acordo de paz, explicando por que ele resolveu pressionar para obter a adesão do Estado palestino à ONU."Estes esforços sinceros e as iniciativas internacionais foram repetidamente destruídos pelas posições do governo israelense, que rapidamente acabou com as esperanças que surgiram com o lançamento de negociações em setembro passado", afirmou Abbas no plenário da ONU.
Abbas apresentou um histórico pedido ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que as Nações Unidas admitam o Estado da Palestina como membro pleno.
Abbas entregou o pedido em uma pasta com o símbolo palestino na sala de reuniões de Ban. O secretário-geral da ONU abriu a pasta brevemente para ver seu conteúdo.
[SAIBAMAIS]A reação de Israel foi rápida. O governo israelense lamentou a atitude palestina.
"Lamentamos este passo", afirmou o porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Gidi Shmerling. "Acreditamos que o único caminho para a paz verdadeira é através de negociações, e não através de passos unilaterais".
Os Estados Unidos, por sua vez, convocaram o presidente palestino, Mahmud Abbas, a retonar às "negociações diretas" com Israel, apesar de seu pedido de adesão à ONU de um Estado Palestino.
"Quando o discurso acabar, todos devemos reconhecer que o único caminho para criar um Estado é através de negociações diretas, não de atalhos", afirmou o embaixador americano na ONU.