Mundo

Queda do regime sírio é questão de tempo, diz secretário da Defesa dos EUA

Agência France-Presse
postado em 03/10/2011 15:46
Tel Aviv - A queda do regime sírio do presidente Bashar al-Assad, que reprime há meses uma mobilização opositora, é questão de tempo, afirmou nesta segunda-feira (3/10), em Tel Aviv, o secretário de Defesa americano, Leon Panetta.

"Está claro que é questão de tempo. Quando se mata seu próprio povo de um modo tão indiscriminado como tem sido feito nos últimos meses, fica bem claro que o governo perde toda sua legitimidade", declarou Panetta em coletiva conjunta com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak.

Na Síria, segundo a ONU, a repressão causou a morte mais de 2.700 pessoas desde que teve início a mobilização contra o regime de Assada, em março passado.

Manifestações em diferentes cidades sírias expressaram nesta segunda seu apoio ao "Conselho Nacional Sírio", que reúne pela primeira vez todas as correntes da oposição e cuja formação foi anunciada no domingo em Istambul.

Vídeos postados na página do Facebook "Syrian Revolution 2011", motor do movimento de oposição ao regime do presidente Bashar al Assad, mostraram os manifestantes em Zabadani, 50 km ao norte de Damasco, afirmando seu apoio ao "Conselho Nacional Sírio, nosso representante único e legítimo", e exigindo a saída do presidente.

Já as forças de segurança continuaram nesta segunda-feira com suas incursões, prendendo várias pessoas em Duma, cidade situada a 20 km de Damasco, onde foram ouvidos tiros, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação