Mundo

Estados Unidos esperam votação na ONU sobre Síria nesta terça-feira

Agência France-Presse
postado em 04/10/2011 15:53
Washington - Os Estados Unidos esperam que o Conselho de Segurança da ONU se pronuncie nesta terça-feira (4/10) à noite sobre um projeto de resolução que condena a repressão na Síria, informou o Departamento de Estado.

Após semanas de "diplomacia intensiva", Washington "espera uma votação forte e sólida de uma resolução que esta noite estará sobre a mesa, e que possamos utilizar essa resolução para enviar ao regime de Assad a mensagem de que a violência deve cessar", declarou a Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado.

A Rússia, que dispõe do direito de veto no Conselho de Segurança, considerou nesta terça-feira "inaceitável" a última versão do projeto de resolução de vários Estados europeus, apesar de a referência direta às sanções ter sido retirada.

Grã-Bretanha, França, Alemanha e Portugal preferiram falar de "medidas" antes de "sanções", para ganhar a adesão dos outros membros do Conselho de Segurança à proposta. "Os russos tomarão sua própria decisão, mas nós esperamos um apoio forte dos membros do Conselho de Segurança", limitou a dizer Nuland.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação