Mundo

Secretário de Defesa dos EUA pede 'melhor comunicação' entre Israel e Egito

Agência France-Presse
postado em 04/10/2011 16:59
Cairo - O secretário da Defesa americano, Leon Panetta, que realizou uma visita de algumas horas ao Cairo nesta terça-feira (4/10), ressaltou a necessidade de "uma comunicação melhor" entre Egito e Israel, manifestando sua preocupação com "a segurança do Sinai".

Panetta se reuniu com o marechal Husein Tantaui, que governa o Egito desde que o ex-presidente Hosni Mubarak deixou o poder em fevereiro, e com o primeiro-ministro Esam Sharaf. "Estou preocupado com a situação no Sinai", disse Panetta à imprensa. "Peço encarecidamente" a Tataui que "melhore a segurança no Sinai", acrescentou o secretário. Segundo Panetta, os líderes egípcios disseram que garantem a segurança na península. "Qualquer arranhão nesta área pode acarretar sérios problemas à região", afirmou.

Para o Estado de Israel, o Sinai serve de retaguarda contra grupos armados que realizam atentados em território israelense. No que diz respeito às relações entre Egito e Israel, Panetta acredita ser "necessária uma melhor comunicação entre ambos os países".

No dia 9 de setembro, mais de mil manifestantes com martelos, barras de ferro e cordas derrubaram um muro construído poucos dias antes para proteger a embaixada israelense e a invadiram. O incidente ocorreu depois de um comício na grande Praça Tahrir do Cairo para exigir mais reformas e democracia, sete meses depois da queda do presidente Mubarak e da tomada do poder pelas Forças Armadas.

As relações entre Israel e Egito se deterioraram no dia 18 de agosto quando tropas israelenses que perseguiam os supostos autores de um ataque na região de Eilat mataram cinco policiais egípcios. Panetta, que visitou Israel na segunda-feira, disse ao chegar em Tel Aviv que a Primavera Árabe deixou este país "cada vez mais isolado" e advertiu que seu poder militar não é suficiente para compensar sua posição política enfraquecida.

Ao falar com jornalistas em seu avião antes de aterrissar em Tel Aviv, Panetta afirmou que, para Israel, é vital fortalecer seus vínculos com o Egito e outros países da região que se mostraram importantes parceiros no passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação