Mundo

Rússia e China vetam resolução condenando a Síria

Agência France-Presse
postado em 04/10/2011 20:10
Rússia e China vetaram esta terça-feira (4/10) uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, esboçada por países europeus, ameaçando agir caso o líder sírio não ponha fim à repressão mortal a um movimento pró-democracia.

Nove países votaram a favor, enquanto Rússia e China se manifestaram contrárias, neutralizando a resolução, devido ao seu poder de veto enquanto membros permanentes do Conselho. Brasil, África do Sul, Índia e Líbano se abstiveram. "Todos os esforços foram feitos para produzir uma resposta unânime", declarou o embaixador da França nas Nações Unidas, Gerard Araud, em alusão ao empenho para se alcançar um compromisso. "Numerosas concessões" foram feitas à Rússia, à China e aos países que se abstiveram, acrescentou.

Araud destacou que o veto demonstrou um "desprezo pelos interesses legítimos pelos quais se tem lutado na Síria", desde que os protestos contra o presidente Bashar al-Assad começaram, em meados de março. Este é o primeiro veto sino-russo desde que os dois países bloquearam sanções contra o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, em julho de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação